Prova Brasil na visão dos professores

Maristela Juchum, Rosângela Gabriel

Resumo


As avaliações em longa escala, como a Prova Brasil, têm revelado o baixo desempenho de estudantes brasileiros no que tange à competência leitora. A Prova Brasil é um instrumento de medida aplicado junto a crianças e jovens matriculados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, em 2005 e 2007, com previsão de nova aplicação em 2009. O que os professores pensam sobre essas avaliações? Essa questão insere-se no contexto do projeto de dissertação de mestrado intitulado “Concepções de leitura inerentes à Prova Brasil versus concepções de leitura de professores do ensino fundamental”. Neste artigo serão apresentados os resultados de entrevistas realizadas com professores que trabalham com alunos das séries em que a Prova Brasil é aplicada. Os dados indicam que a maioria dos professores desconhece as competências e habilidades avaliadas nessas provas.

Palavras-chave


Leitura. Prova Brasil. Competência leitora

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v34i57.954

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