Prova Brasil na visão dos professores
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.954Mots-clés :
Leitura. Prova Brasil. Competência leitoraRésumé
As avaliações em longa escala, como a Prova Brasil, têm revelado o baixo desempenho de estudantes brasileiros no que tange à competência leitora. A Prova Brasil é um instrumento de medida aplicado junto a crianças e jovens matriculados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, em 2005 e 2007, com previsão de nova aplicação em 2009. O que os professores pensam sobre essas avaliações? Essa questão insere-se no contexto do projeto de dissertação de mestrado intitulado “Concepções de leitura inerentes à Prova Brasil versus concepções de leitura de professores do ensino fundamental”. Neste artigo serão apresentados os resultados de entrevistas realizadas com professores que trabalham com alunos das séries em que a Prova Brasil é aplicada. Os dados indicam que a maioria dos professores desconhece as competências e habilidades avaliadas nessas provas.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.