Blogs educativos: aprendizagem, comunicação e linguagem

Autores

  • Adriana Ferreira Boeira
  • Eliana Maria do Sacramento Soares
  • Flávia Brocchetto Ramos

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v34i56.967

Resumo

Pensar as possibilidades de uso das tecnologias de comunicação e de informação para mediar os processos educativos é um desafio atual, a fim de que este uso acrescente inovação e mudanças significativas. Neste rumo, este artigo relaciona os conceitos de pensamento, linguagem, discurso, enunciado, voz responsiva e experiência, entre outros, com a utilização dos blogs na educação, trazendo recortes de estudos já realizados e ilustrando algumas possibilidades pedagógicas possíveis através dos blogs. Desta forma, o texto apresenta a definição de blog, suas características e aponta algumas possibilidades pedagógicas na sua utilização como espaço alternativo para mediar processos educativos. Ao mesmo tempo, assinala alguns enunciados presentes na linguagem que suporta a comunicação no blog e ressalta a necessidade de ampliar o espaço para discussão, compartilhando informações e conhecimentos a fim se criar uma rede de interação e a partir disso surgir outras possibilidades de estudos e pesquisas desta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-05

Como Citar

Boeira, A. F., Soares, E. M. do S., & Ramos, F. B. (2009). Blogs educativos: aprendizagem, comunicação e linguagem. Signo, 34(56), 157-183. https://doi.org/10.17058/signo.v34i56.967