Blogs educativos: aprendizagem, comunicação e linguagem
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v34i56.967Resumo
Pensar as possibilidades de uso das tecnologias de comunicação e de informação para mediar os processos educativos é um desafio atual, a fim de que este uso acrescente inovação e mudanças significativas. Neste rumo, este artigo relaciona os conceitos de pensamento, linguagem, discurso, enunciado, voz responsiva e experiência, entre outros, com a utilização dos blogs na educação, trazendo recortes de estudos já realizados e ilustrando algumas possibilidades pedagógicas possíveis através dos blogs. Desta forma, o texto apresenta a definição de blog, suas características e aponta algumas possibilidades pedagógicas na sua utilização como espaço alternativo para mediar processos educativos. Ao mesmo tempo, assinala alguns enunciados presentes na linguagem que suporta a comunicação no blog e ressalta a necessidade de ampliar o espaço para discussão, compartilhando informações e conhecimentos a fim se criar uma rede de interação e a partir disso surgir outras possibilidades de estudos e pesquisas desta temática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.