Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13244

Keywords:

Práticas de escrita. Prova de Redação. Concurso Vestibular.

Abstract

Este artigo analisa a atuação de candidatos em práticas de escrita na situação de Concurso Vestibular - CV. Para tanto, tomamos como objeto de análise 126 produções textuais, realizadas por candidatos ao Curso de Letras/Campus de Campo Mourão, do Concurso Vestibular da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, na prova de Redação das edições de 2016/2016, 2016/2017, 2017/2018. A análise dos textos baseou-se em critérios estabelecidos pelos pesquisadores, sem relação com a avaliação feita pela banca examinadora do CV. Foram observados dois aspectos: a) organização composicional e b) conteúdo temático e as particularidades que estejam ligadas a esses dois elementos. As análises revelaram que, referente ao tópico (a) os candidatos demonstraram desconhecer a composição dos gêneros discursivos solicitados, fator que acarreta na produção de textos sem marcas típicas ou, ainda, de gêneros diferentes dos solicitados. Quanto ao ponto (b), os candidatos demonstraram estar mais próximos do atendimento, uma vez que, na maioria das produções, atendem ou atendem parcialmente ao proposto pelo encaminhamento de produção textual. Os resultados acerca de (a) podem desvelar resquícios das práticas de escrita da Educação Básica que ainda não internalizaram a prática discursiva de trabalho com gêneros discursivos. Já os resultados sobre (b) indicam que o encaminhamento de produção textual contribui para a atuação dos candidatos ao disponibilizar textos de apoio que auxiliam no momento de organizar o conteúdo, dando condições de ter o que dizer

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Beloti, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Letras, professora adjunto do Colegiado de Letras da Unespar/Campus de Campo Mourão.

Cleber da Silva Luz, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Graduando em Letras pela Unespar/Campus de Campo Mourão.

References

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4.e.d. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M./ VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BELOTI, A. A formação teórica, metodológica e prática dos conceitos de revisão e reescrita no PIBID de língua portuguesa. 2016. 227 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ SEF. 1998.

BRITTO, L. P. L. Em terra de surdos-mudos (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares). In: GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.p. 117-126.

COSTA-HÜBES, T. C. Reflexões sobre os encaminhamentos de produção textual: enunciados em diálogo com outros enunciados. In: Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 10., 2012, Cascavel. Anais... Cascavel: UNIOESTE, 2012, p. 1-15.

FARACO, C. A. A produção textual de um estudante ao final do ensino médio. Texto apresentado no Encontro de supervisores de Avaliação de Redações, promovido pela DAEB/INEP. Brasília, 30/08/2014.

FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1991. p. 54-63.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LUZ, C. S.; BELOTI, A. As condições de produção na prova de redação do concurso vestibular da UNESPAR. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 7, n. 1, p.114-132, jan.-abr. 2018.

LUZ, C. S.; BELOTI, A. Provas de redação do Concurso Vestibular da UNESPAR: condições de produção e atuação dos candidatos. In: IV Encontro Anual de Iniciação cientifica da Unespar - EAIC, vol. 4, 2018. Anais ... Paranaguá: UNESPAR, 2018a, 818-843.

MENEGASSI, R. J. Conceitos bakhtinianos na prova de redação. In: ¬¬ Línguas & Letras/ Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus de Cascavel. Centro de Educação, Comunicação e Artes. v.1, n.1 (2000). Cascavel: EDUNIOESTE, 2011.p. 99-119.

______. A escrita como trabalho em sala de aula. In: JORDÃO, C. M. (Org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 193-230.

______. Aspectos sobre o gênero discursivo. In: ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (Orgs.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. Maringá: Eduem, 2017, p. 17-41

SILVA, C. C. Caracterização dos Comandos de produção textual da prova de redação da UEM. 2018. (Dissertação) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.

SOBRAL, A; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Linguagem. Uberlândia. vol. 10, n. 3. pp. 1076-1094. jul/set. 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARNÁ. Comissão Central do Concurso Vestibular. Manual do Candidato. Unespar, 2017. Disponível em: <http://vestibular.unespar.edu.br/arquivos-vestibular-2017/manual-vestibular-da-unespar-site>. Acesso em: 02 jan. 2019.

Published

2019-08-15

How to Cite

Beloti, A., & Luz, C. da S. (2019). Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação. Signo, 44(80), 191-203. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13244

Issue

Section

Leitura, escrita e enunciação