Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13244

Mots-clés :

Práticas de escrita. Prova de Redação. Concurso Vestibular.

Résumé

Este artigo analisa a atuação de candidatos em práticas de escrita na situação de Concurso Vestibular - CV. Para tanto, tomamos como objeto de análise 126 produções textuais, realizadas por candidatos ao Curso de Letras/Campus de Campo Mourão, do Concurso Vestibular da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, na prova de Redação das edições de 2016/2016, 2016/2017, 2017/2018. A análise dos textos baseou-se em critérios estabelecidos pelos pesquisadores, sem relação com a avaliação feita pela banca examinadora do CV. Foram observados dois aspectos: a) organização composicional e b) conteúdo temático e as particularidades que estejam ligadas a esses dois elementos. As análises revelaram que, referente ao tópico (a) os candidatos demonstraram desconhecer a composição dos gêneros discursivos solicitados, fator que acarreta na produção de textos sem marcas típicas ou, ainda, de gêneros diferentes dos solicitados. Quanto ao ponto (b), os candidatos demonstraram estar mais próximos do atendimento, uma vez que, na maioria das produções, atendem ou atendem parcialmente ao proposto pelo encaminhamento de produção textual. Os resultados acerca de (a) podem desvelar resquícios das práticas de escrita da Educação Básica que ainda não internalizaram a prática discursiva de trabalho com gêneros discursivos. Já os resultados sobre (b) indicam que o encaminhamento de produção textual contribui para a atuação dos candidatos ao disponibilizar textos de apoio que auxiliam no momento de organizar o conteúdo, dando condições de ter o que dizer

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Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Beloti, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Letras, professora adjunto do Colegiado de Letras da Unespar/Campus de Campo Mourão.

Cleber da Silva Luz, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Graduando em Letras pela Unespar/Campus de Campo Mourão.

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Publié-e

2019-08-15

Comment citer

Beloti, A., & Luz, C. da S. (2019). Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação. Signo, 44(80), 191-203. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13244

Numéro

Rubrique

Leitura, escrita e enunciação