Ler e escrever criativamente: cores poéticas na prática de letramento literário cadáver esquisito
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15819Keywords:
Cadáver esquisito. Letramento literário. Ensino de literatura.Abstract
O artigo relata uma prática de letramento literário inspirada na técnica surrealista do cadáver esquisito, vivenciada com alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, no primeiro semestre de 2020. Partindo da presença necessária da poesia na escola (Pinheiro, 2018), a prática se apresenta como uma estratégia didática que pode proporcionar ao educando uma experiência literária dessacralizadora da leitura e da produção poética. Amparados nos pressupostos do letramento literário (Cosson, 2019), discutiremos e analisaremos a experiência de ler e produzir poemas em sala de aula através da técnica do cadáver esquisito. Por meio dessa reflexão analítica, propomos essa prática como uma alternativa aos educadores que, em meio à pandemia da Covid-19, precisam atuar no ensino a distância. Em relação à metodologia, este estudo segue uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, quanto aos procedimentos ela se configura como um educational design experiment.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-06
How to Cite
Almeida, B. P., Oliveira Cordeiro, A. de M., & Cosson, R. (2021). Ler e escrever criativamente: cores poéticas na prática de letramento literário cadáver esquisito. Signo, 46(85), 206-238. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15819
Issue
Section
Articles