Três canções de mulheres: erotismo feminino na MPB
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2841Abstract
Neste trabalho analisamos canções compostas por Rita Lee, Ângela Ro Ro e Fatima Guedes, enfocando o tema do erotismo, sobretudo, no que tange aos aspectos relativos ao feminino. A partir do estudo acerca da história da música popular brasileira, situamos as compositoras/cancionistas no sistema de produção de canção urbana. Valemo-nos principalmente dos pressupostos teóricos de Luiz Tatit, considerando a canção um gênero híbrido que associa elementos sonoros e linguísticos. No que concerne ao erotismo, nos embasamos nas teorias propostas por Georges Bataille e Francesco Alberoni. As análises das canções nos revelam aspectos peculiares do erotismo feminino e da representação deste tema no cancioneiro brasileiro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-01-04
How to Cite
Martins, A. L. (2012). Três canções de mulheres: erotismo feminino na MPB. Signo, 37(62), 261-278. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2841
Issue
Section
Texto e hermenêutica