A abordagem interacionista da multimodalidade textual e o ensino crítico de leitura

Autores

  • Fernanda Dias de Los Rios Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3407

Resumo

Considerando a emergência dos novos letramentos, sobretudo no que concerne ao aspecto multimodal de textos pertencentes a gêneros discursivos recorrentes nas esferas públicas, através dos quais interagem diferentes sujeitos sociais do atual mundo globalizado, impõem-se-nos as urgentes tarefas de refletir sobre o estatuto do texto nas práticas sociais da vida contemporânea e de reconsiderar os processos de ensino-aprendizagem de leitura a que são submetidos os alunos – sujeitos em formação, leitores críticos em potencial. Desta feita, objetivamos, neste artigo, apresentar a leitura de um texto multimodal pertencente ao gênero capa de revista, nos termos em que pressupomos deva a leitura ser realizada no âmbito escolar. Para tanto, ancoramo-nos nas perspectivas interacional de linguagem e crítica de leitura, respectivamente subsidiadas em Bakhtin e Freire e de alguma forma contempladas ambas nos ideários subjacentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Ressaltamos que a leitura aqui realizada apresenta-se mais adequada para o segmento Ensino Médio, em função do tema e dos conhecimentos levantados para sua apreensão, não pretendendo, no entanto, servir de modelo ou proposta metodológica, o que iria de encontro às perspectivas que nortearam esse trabalho.

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Publicado

2013-01-02

Como Citar

Mendonça, F. D. de L. R. (2013). A abordagem interacionista da multimodalidade textual e o ensino crítico de leitura. Signo, 38(64), 135-149. https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3407

Edição

Seção

Dossiê - O texto e a multimodalidade textual