A abordagem interacionista da multimodalidade textual e o ensino crítico de leitura
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v38i64.3407Résumé
Considerando a emergência dos novos letramentos, sobretudo no que concerne ao aspecto multimodal de textos pertencentes a gêneros discursivos recorrentes nas esferas públicas, através dos quais interagem diferentes sujeitos sociais do atual mundo globalizado, impõem-se-nos as urgentes tarefas de refletir sobre o estatuto do texto nas práticas sociais da vida contemporânea e de reconsiderar os processos de ensino-aprendizagem de leitura a que são submetidos os alunos – sujeitos em formação, leitores críticos em potencial. Desta feita, objetivamos, neste artigo, apresentar a leitura de um texto multimodal pertencente ao gênero capa de revista, nos termos em que pressupomos deva a leitura ser realizada no âmbito escolar. Para tanto, ancoramo-nos nas perspectivas interacional de linguagem e crítica de leitura, respectivamente subsidiadas em Bakhtin e Freire e de alguma forma contempladas ambas nos ideários subjacentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Ressaltamos que a leitura aqui realizada apresenta-se mais adequada para o segmento Ensino Médio, em função do tema e dos conhecimentos levantados para sua apreensão, não pretendendo, no entanto, servir de modelo ou proposta metodológica, o que iria de encontro às perspectivas que nortearam esse trabalho.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.