Uso de estratégias de leitura em tecnologia virtual e tecnologia não virtual: um estudo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio

Autores

  • Vera Wannmacher Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Thais Vargas Vargas dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7082

Palavras-chave:

Uso de estratégias de leitura. Tecnologia virtual. Tecnologia não virtual. Ensino.

Resumo

Neste artigo, é relatado estudo que examinou a contribuição de materiais para leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual, destinados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, no que se refere ao uso de estratégias de leitura. Teve como base os estudos psicolinguísticos sobre leitura aplicados ao ensino, com apoio da Computação. Envolveu a produção de módulos com foco em estratégias de leitura, a preparação da equipe, a elaboração e a aplicação desses materiais em oficinas na escola selecionada, a elaboração e a aplicação de pré-teste antes das oficinas e de pós-teste após as oficinas e o tratamento dos dados. Os resultados obtidos indicaram: diferença significativa na comparação pré e pós-teste no uso das estratégias de leitura, considerando escolaridade, gênero textual – com destaque a favor da crônica - e ambiente de aprendizagem; ausência de diferença significativa entre as tecnologias, com tendência favorável à virtual no 1º ano e à não virtual no 9º ano; e crescimento aproximado entre os dois anos escolares, com tendência favorável ao 1º ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Wannmacher Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É licenciada em Letras. Desenvolveu seu mestrado e seu Doutorado em Letras / Linguística Aplicada. Realizou seu Pós-doutorado Psicolinguística. É bolsista PD/DT CNPq. Atualmente coordena é professora permanente do PPGL da PUCRS. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: ciência, arte e tecnologia da Faculdade de Letras da FALE PUCRS. Desenvolve pesquisas na área da Compreensão e do Processamento da Leitura e da Escrita.

Thais Vargas Vargas dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É licenciada em Letras. Desenvolveu seu Mestrado na área de Letras / Linguística. É bolsista integral do CNPQ de doutorado do PPGL da FALE/PUCRS. Desenvolve seus estudos de Doutorado na área de Psicolinguística. É orientanda da Professora Vera Wannmacher Pereira.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Wannmacher Pereira, V. W., & Vargas dos Santos, T. V. (2016). Uso de estratégias de leitura em tecnologia virtual e tecnologia não virtual: um estudo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Signo, 41(71), 03-12. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7082

Edição

Seção

Tema Livre