Uso de estratégias de leitura em tecnologia virtual e tecnologia não virtual: um estudo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio

Autores/as

  • Vera Wannmacher Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Thais Vargas Vargas dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7082

Palabras clave:

Uso de estratégias de leitura. Tecnologia virtual. Tecnologia não virtual. Ensino.

Resumen

Neste artigo, é relatado estudo que examinou a contribuição de materiais para leitura de crônicas, contos e fábulas, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual, destinados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, no que se refere ao uso de estratégias de leitura. Teve como base os estudos psicolinguísticos sobre leitura aplicados ao ensino, com apoio da Computação. Envolveu a produção de módulos com foco em estratégias de leitura, a preparação da equipe, a elaboração e a aplicação desses materiais em oficinas na escola selecionada, a elaboração e a aplicação de pré-teste antes das oficinas e de pós-teste após as oficinas e o tratamento dos dados. Os resultados obtidos indicaram: diferença significativa na comparação pré e pós-teste no uso das estratégias de leitura, considerando escolaridade, gênero textual – com destaque a favor da crônica - e ambiente de aprendizagem; ausência de diferença significativa entre as tecnologias, com tendência favorável à virtual no 1º ano e à não virtual no 9º ano; e crescimento aproximado entre os dois anos escolares, com tendência favorável ao 1º ano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Wannmacher Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É licenciada em Letras. Desenvolveu seu mestrado e seu Doutorado em Letras / Linguística Aplicada. Realizou seu Pós-doutorado Psicolinguística. É bolsista PD/DT CNPq. Atualmente coordena é professora permanente do PPGL da PUCRS. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: ciência, arte e tecnologia da Faculdade de Letras da FALE PUCRS. Desenvolve pesquisas na área da Compreensão e do Processamento da Leitura e da Escrita.

Thais Vargas Vargas dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É licenciada em Letras. Desenvolveu seu Mestrado na área de Letras / Linguística. É bolsista integral do CNPQ de doutorado do PPGL da FALE/PUCRS. Desenvolve seus estudos de Doutorado na área de Psicolinguística. É orientanda da Professora Vera Wannmacher Pereira.

##submission.downloads##

Publicado

2016-10-17

Cómo citar

Wannmacher Pereira, V. W., & Vargas dos Santos, T. V. (2016). Uso de estratégias de leitura em tecnologia virtual e tecnologia não virtual: um estudo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Signo, 41(71), 03-12. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7082

Número

Sección

Tema Livre