A inter-relação leitura & escrita: o papel do conhecimento prévio e das estratégias leitoras

Autores

  • Onici Claro Flôres Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc – Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7324

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Ensino de língua.

Resumo

Este artigo propõe a inter-relação sistemática entre leitura e escrita para planejar o ensino de língua materna ou LE, no Ensino Básico, pois, socialmente, a interdependência entre essas duas práticas é usual na distribuição dos atos de ler e escrever, nos diferenciados nichos sociais. Seu objetivo é destacar a necessidade de seleção do gênero textual a ser lido e escrito na escola, na turma X ou Y, de vez que há muitas variedades, em decorrência da atual convergência das mídias, não sendo possível conhecer e utilizar todos os gêneros em circulação. O recurso à associação de maneira sistemática pode, no entanto, propiciar a superação de dificuldades do contexto escolar e acadêmico e, de modo amplo, atender a demandas sociais de diferentes ordens. Assim, sugere-se a inter-relação, de vez que a leitura facilita o processo de escrita e vice-versa, além do que se destaca o papel da mobilização do conhecimento prévio e o da utilização de estratégias de leitura, para melhorar a capacidade de ler e escrever.

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Biografia do Autor

Onici Claro Flôres, Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc – Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul - Brasil

Bacharel em Ciência da Computação, Esp. em Informática Aplicada a Educação e Engenheiro Civil.

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Publicado

2016-03-16

Como Citar

Flôres, O. C. (2016). A inter-relação leitura & escrita: o papel do conhecimento prévio e das estratégias leitoras. Signo, 41(Especial), 42-52. https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7324