A inter-relação leitura & escrita: o papel do conhecimento prévio e das estratégias leitoras
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7324Mots-clés :
Leitura. Escrita. Ensino de língua.Résumé
Este artigo propõe a inter-relação sistemática entre leitura e escrita para planejar o ensino de língua materna ou LE, no Ensino Básico, pois, socialmente, a interdependência entre essas duas práticas é usual na distribuição dos atos de ler e escrever, nos diferenciados nichos sociais. Seu objetivo é destacar a necessidade de seleção do gênero textual a ser lido e escrito na escola, na turma X ou Y, de vez que há muitas variedades, em decorrência da atual convergência das mídias, não sendo possível conhecer e utilizar todos os gêneros em circulação. O recurso à associação de maneira sistemática pode, no entanto, propiciar a superação de dificuldades do contexto escolar e acadêmico e, de modo amplo, atender a demandas sociais de diferentes ordens. Assim, sugere-se a inter-relação, de vez que a leitura facilita o processo de escrita e vice-versa, além do que se destaca o papel da mobilização do conhecimento prévio e o da utilização de estratégias de leitura, para melhorar a capacidade de ler e escrever.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.