An analysis of educational resources for teaching portuguese:ELO and Redigir

Authors

  • Daniervelin Marques Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-1861-3609
  • Danilo Rodrigues César Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Cristina Fricke Matte Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357

Keywords:

Educational Resources, Portuguese teaching, Discourse, Language and Technology.

Abstract

This paper aims to research two educational resources created in the ELO and Redigir projects through discursive analysis based on the French Semiotics theory. We seek to find a profile of currently available resources. This proposal is part of the project "Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), supported by CNPq, that proposes the research and creation of Open Educational Resources (OER) aimed at literacy licentiate. In this first stage, research, analysis of ELO and Redigir allow to create a theoretical and practical proposal of an online environment to sharing OER found in positive and negative aspects in this research. In this analysis, from the categories: thematic, internal links, interactivity, graphic interface, creativity, language conception and educational conception, some of the results point to the need for internal links with the graphical interface and the lack of technological resources themselves to ensure interactivity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniervelin Marques Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

É doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com período-sanduíche (na Université Paris 8 (Paris-FR)). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Desde 2009, é membro do grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Letras/UFMG e financiado pelo CNPq. Coordena o evento online Evidosol/Ciltec-online (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online) desde 2010. É editora da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652) e dos Anais do Evidosol/Ciltec-online (ISSN 2317-0239). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância, Cultura Livre, Educação do Campo, Leitura e Produção de textos, Letramento, Editoração de textos e Estilo dos gêneros digitais.

Danilo Rodrigues César, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (TPD), Licenciado em Matemática e Informática pelo CEFET-MG, Especialialista em Rede de Computadores, Pós-graduado em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), Mestre em educação e Doutor em difusão do conhecimento, ambos pela Universidade Federal da Bahia com o tema robótica livre. Foi Analista de Sistemas da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL S.A.) - Minas Gerais. Um dos desenvolvedores GNU/LINUX Libertas para administração pública. Participou do projeto de informatização das escolas municipais do Município de Belo Horizonte. Participação no projeto KLogo-Turtle. Ministra aulas de Eletrônica Digital, Arquitetura e Organização de Computadores, Robótica e Automação Industrial, Educação e Tecnologias Contemporâneas, Microprocessadores e Sistemas Operacionais. Membro do Projeto Software Livre - MG (PSL-MG). Recebeu o prêmio Telemar de Inclusão Digital pelo projeto Robótica Livre. É coordenador do GT de Educação e Tecnologias da Rede Municipal de Ensino de Uberaba.

Ana Cristina Fricke Matte, Universidade Federal de Minas Gerais

ANA CRISTINA FRICKE MATTE CONCLUIU O DOUTORADO EM SEMIÓTICA E LINGUISTICA GERAL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 2002. ATUALMENTE É PROFESSORA DOUTORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. LIDERA O GRUPO DE PESQUISA TEXTO LIVRE: SEMIÓTICA E TECNOLOGIA, REGISTRADO NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DO CNPQ. ATUA NA ÁREA DE LINGUÍSTICA APLICADA, COM ÊNFASE EM SEMIÓTICA, NA ÁREA INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA, LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. É A ADMINISTRADORA ACADÊMICA DO GRUPO E EDITORA RESPONSÁVEL DA REVISTA CIENTÍFICA TEXTO LIVRE, NA ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE, ENSINO DE LEITURA/ESCRITA E SEMIÓTICA. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: SEMIÓTICA, CANÇÃO, FONOESTILISTICA E EMOÇÃO. TEMAS RECORRENTE EM SEUS TRABALHOS SÃO SEMIÓTICA, SOFTWARE LIVRE E CULTURA LIVRE. GRADUOU-SE EM MÚSICA POPULAR PELA UNICAMP EM 1993, INSTITUIÇÃO NA QUAL REALIZOU O PÓS-DOUTORADO EM 2004.

Published

2016-10-17

How to Cite

Pereira, D. M., César, D. R., & Matte, A. C. F. (2016). An analysis of educational resources for teaching portuguese:ELO and Redigir. Signo, 41(71), 13-26. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357

Issue

Section

Tema Livre