Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir

Autores

  • Daniervelin Marques Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-1861-3609
  • Danilo Rodrigues César Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Cristina Fricke Matte Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357

Palavras-chave:

Recursos Educacionais, Ensino de Português, Discurso, Linguagem e Tecnologia.

Resumo

Este texto tem como objetivo a pesquisa de dois recursos educacionais criados nos projetos ELO e Redigir para, por meio de análise discursiva, com base na teoria Semiótica Francesa, chegarmos a um perfil de recursos atualmente disponíveis. Essa proposta se insere no projeto “Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), financiado pelo CNPq, que propõe pesquisa e criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) voltados ao letramento de licenciandos. Nessa primeira etapa, da pesquisa, a análise dos recursos ELO e Redigir permitirá criar uma proposta teórica e prática de um ambiente online de compartilhamento de REA fundamentado em aspectos positivos e negativos encontrados nessa pesquisa. Na análise feita, a partir das categorias: temática, articulação interna, interatividade, interface gráfica, criatividade, concepção linguística e concepção pedagógica, alguns dos resultados encontrados apontam para a necessidade de articulação interna com a interface gráfica e a insuficiência dos recursos tecnológicos em si para garantir a interatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniervelin Marques Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

É doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com período-sanduíche (na Université Paris 8 (Paris-FR)). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Desde 2009, é membro do grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Letras/UFMG e financiado pelo CNPq. Coordena o evento online Evidosol/Ciltec-online (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online) desde 2010. É editora da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652) e dos Anais do Evidosol/Ciltec-online (ISSN 2317-0239). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância, Cultura Livre, Educação do Campo, Leitura e Produção de textos, Letramento, Editoração de textos e Estilo dos gêneros digitais.

Danilo Rodrigues César, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (TPD), Licenciado em Matemática e Informática pelo CEFET-MG, Especialialista em Rede de Computadores, Pós-graduado em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), Mestre em educação e Doutor em difusão do conhecimento, ambos pela Universidade Federal da Bahia com o tema robótica livre. Foi Analista de Sistemas da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL S.A.) - Minas Gerais. Um dos desenvolvedores GNU/LINUX Libertas para administração pública. Participou do projeto de informatização das escolas municipais do Município de Belo Horizonte. Participação no projeto KLogo-Turtle. Ministra aulas de Eletrônica Digital, Arquitetura e Organização de Computadores, Robótica e Automação Industrial, Educação e Tecnologias Contemporâneas, Microprocessadores e Sistemas Operacionais. Membro do Projeto Software Livre - MG (PSL-MG). Recebeu o prêmio Telemar de Inclusão Digital pelo projeto Robótica Livre. É coordenador do GT de Educação e Tecnologias da Rede Municipal de Ensino de Uberaba.

Ana Cristina Fricke Matte, Universidade Federal de Minas Gerais

ANA CRISTINA FRICKE MATTE CONCLUIU O DOUTORADO EM SEMIÓTICA E LINGUISTICA GERAL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 2002. ATUALMENTE É PROFESSORA DOUTORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. LIDERA O GRUPO DE PESQUISA TEXTO LIVRE: SEMIÓTICA E TECNOLOGIA, REGISTRADO NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DO CNPQ. ATUA NA ÁREA DE LINGUÍSTICA APLICADA, COM ÊNFASE EM SEMIÓTICA, NA ÁREA INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA, LINHA DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. É A ADMINISTRADORA ACADÊMICA DO GRUPO E EDITORA RESPONSÁVEL DA REVISTA CIENTÍFICA TEXTO LIVRE, NA ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE, ENSINO DE LEITURA/ESCRITA E SEMIÓTICA. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: SEMIÓTICA, CANÇÃO, FONOESTILISTICA E EMOÇÃO. TEMAS RECORRENTE EM SEUS TRABALHOS SÃO SEMIÓTICA, SOFTWARE LIVRE E CULTURA LIVRE. GRADUOU-SE EM MÚSICA POPULAR PELA UNICAMP EM 1993, INSTITUIÇÃO NA QUAL REALIZOU O PÓS-DOUTORADO EM 2004.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Pereira, D. M., César, D. R., & Matte, A. C. F. (2016). Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir. Signo, 41(71), 13-26. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7357

Edição

Seção

Tema Livre