A promoção da leitura por meio da extensão universitária: projeto “literatura em diálogo”
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12017Palabras clave:
Literatura clássica. Inovação. Leitura. Cultura. Sociedade.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão “Literatura em Diálogo”, que integra as atividades extensionistas realizadas na Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, no âmbito do Programa Ensino e Inovação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Letras. Trata-se de um projeto que promove a aproximação entre o jovem e o texto literário a partir de inovações metodológicas voltadas para a leitura, por meio do estabelecimento de relações entre a Literatura e outras áreas do conhecimento. Nesse sentido, este trabalho está organizado da seguinte forma: 1) introdução, na qual encontramos um breve relato do Projeto, seus objetivos e sua justificativa 2) exposição teórica, fundamentada, especialmente, nos escritos do crítico literário brasileiro Antonio Candido, que nos permite, a partir da análise e do estabelecimento de relações entre a Literatura e as demais áreas do conhecimento, compreender a importância de inovar nos procedimentos didáticos na abordagem das leituras dos jovens; 3) análise detalhada do Projeto, com informações como, por exemplo, o público a que se destina, a forma como é desenvolvido, as parcerias com as quais conta, materiais e métodos utilizados; 4) a forma como o Projeto desenvolve-se na prática, e, por fim, 5) os resultados alcançados até o final do ano de 2017 e a análise do envolvimento do jovem e sua reação às experiências de leitura realizadas. Sob essa estrutura, partilha-se uma boa prática de extensão, metodologicamente articulada com o ensino e a pesquisa, em prol da formação de leitores.Descargas
Citas
REFERÊNCIAS
ADORNO, Theodoro W. Notas de literatura . São Paulo: Duas Cidades; Edição 34,
ARISTÓTELES. Poética . Tradução de Eudoro de Souza. Rio de Janeiro: Imprensa
Nacional; Casa da Moeda, 1992.
BLOOM, Harold. A anatomia da influência . São Paulo: Objetiva, 2013.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio . Vol. linguagens, códigos e
suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p.49-81.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade : Estudos de Teoria e História Literária.
São Paulo: Publifolha, 2000.
FISCHER, Luís Augusto. Fronteiras para a narração . (não publicado).
LAJOLO, Marisa. O que é literatura . São Paulo: Brasiliense, 1982.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance . Trad. Alfredo Margarido. Lisboa: Editorial
Presença, 1962.
MORETTI, Franco. Atlas do romance europeu : 1800-1900. São Paulo: Boitempo,
REICHEL, Heloisa Jochins. Relatos de viagens como fonte histórica para estudo de
conflito étnicos na região platina (séc. XIX).In.: VÉSCIO, Luiz Eugênio & SANTOS,
Pedro Brum (orgs.). Literatura e História . Bauru – SP: EDUSC, 1999.
VASCONCELOS, Soraia. Patrimônio cultural do Brasil: ressonâncias literárias.
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 4, n.1, mar. 2014.
Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/viewFile/
/1543>. Acesso em: 18 de fev. de 2018.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.