O livro e a sua mediação na infância
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12030Palabras clave:
Livro infantil, mediação, interação.Resumen
O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL,[1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento.Descargas
Citas
BELO, André. História & Livro e Leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CARROLL, Lewis. Alice no jardim de infância. trad. Sérgio Medeiros. São Paulo: Iluminuras, 2013.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
DALVI, Maria Amélia; QUADROS, Marta Campos de; SILVA, Kenia Adriana de Aquino Modesto. A leitura em voz alta na educação infantil: o que e como ler. In: GIROTTO, Cynthia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. (Orgs.). Literatura e educação infantil: para ler, contar e encantar. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2016, p. 29-64.
GOMES, Cristiano Mauro Assis. Experiência de aprendizagem mediada. In: ______.Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 71-105.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2.ed. São Paulo, Contexto, 2006.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014a.
_____. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galaxia. São Paulo, Online, n.27, p.10-20, jun. 2014b
LINS, Guto. Livro Infantil?: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Edições Rosari, 2003.
MATTE, Ana Cristina Fricke; LARA, Glaucia Muniz Proença. Um panorama da semiótica greimasiana. Alfa. São Paulo, n. 53, p. 339-350, 2009.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NUNES, Marília Forgearini. Como lê uma criança que ainda não foi alfabetizada?. Textura, Canoas, n.16, p.100-111, jul/dez 2007.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Lopes. Dicionário de narratologia. 2.ed. Coimbra, Portugal: Almedina, 1990.
VIGOSTKI, L. S. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: Editora Senac, 2001.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.