O livro e a sua mediação na infância

Auteurs-es

  • Marilia Forgearini Nunes Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Currículo (DEC) http://orcid.org/0000-0003-3911-5588
  • Júlia Soares Martini UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12030

Mots-clés :

Livro infantil, mediação, interação.

Résumé

O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo leitor na Educação Infantil. Para isso, analisamos um capítulo do livro Alice no jardim de infância (CARROL,[1890]2013) (uma versão recontada pelo próprio autor, adaptada para crianças de zero a cinco anos) para observar como o narrador amplia as possibilidades interativas com a narrativa e com o livro. Essa análise possibilitou percebermos como a voz narrativa associada à organização gráfica do livro podem ser importantes recursos de mediação para aproximar o leitor da Educação Infantil e o livro, contagiando esse leitor a interagir com o suporte do texto, promovendo o seu letramento.

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Publié-e

2018-09-03

Comment citer

Nunes, M. F., & Martini, J. S. (2018). O livro e a sua mediação na infância. Signo, 43(78), 24-31. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.12030

Numéro

Rubrique

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas