Desenvolvimento das estratégias de leitura em dois diferentes métodos de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12070Palabras clave:
Processamento da leitura, Rota fonológica, Rota lexical, Método de ensino.Resumen
O presente estudo investiga o desenvolvimento da leitura no português brasileiro em fases bem iniciais de aprendizagem. Foram contrastados dois grupos de alunos, um em processo de alfabetização pelo método fônico (N=23) e outro pelo método global (N=19), ambos cursando o 2º ano da rede particular de ensino (Midade= 7; 9 anos). Objetivou averiguar a influência do método de ensino no desenvolvimento das rotas fonológica e lexical. A leitura em voz alta foi avaliada por meio de uma lista de palavras manipuladas conforme a regularidade (regular-irregular), frequência (alta-baixa), extensão (curta-longa) e lexicalidade (palavra-pseudopalavra). Os resultados confirmam que a leitura no português, mesmo em fase inicial de aprendizagem, é processada pela rota fonológica e lexical de forma concomitante. A interação entre as variáveis psicolinguísticas e o método de ensino mostrou que o desenvolvimento da rota lexical é favorecido pelo método fônico.Descargas
Citas
ARO, M.; WIMMER, H. Learning to read: English in comparison to six more regular orthographies. Applied Psycholinguistics, 24, p. 621-635, 2003.
COLTHEART, M. et al. DRC: a dual route cascaded model of visual word recognition and reading aloud. Psychol Rev, v. 108, n. 1, p. 204-256, 2001.
DEFIOR, S.; MARTOS, F.; CARY, L. Differences in reading acquisition development in two shallow orthographies: Portuguese and Spanish. Applied Psycholinguistics, 23, p. 135-148, 2002.
GODOY, D. M. A.; PINHEIRO, A. M. V.; DEFIOR, S. C. Processo inicial de alfabetização: influência da consciência fonêmica e método de ensino. Psicologia Teoria e Prática, v. 19, n.3, p. 226-241, 2017.
GOUGH, P. B.; TUNMER, W. E. Decoding, reading, and reading disability. Remedial and Special Education, 7, 1, p. 6–10, 1986.
LANDERL, K. Influences of orthographic consistency and reading instruction on the development of nonword reading skills. European Journal of Psychology of Education, 3, p. 239-257, 2000.
LEYBAERT, J.; CONTENT, A. Reading and spelling acquisition in two different teaching methods: a test of the independence hypothesis. Reading and Writing, 7, p. 65-88, 1995.
LÚCIO, P. S. L.; PINHEIRO, A. M. V. Vinte anos de estudo sobre o reconhecimento de palavras em crianças falantes do português: uma revisão de literatura. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 24, 1, 2011. doi: 10.1590/S0102-79722011000100020
PINHEIRO, A. M. V. Reading and spelling development in Brazilian Portuguese. Reading and Writing, 7, p. 111-138, 1995.
___________ Avaliação cognitiva das capacidades de leitura e de escrita de crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental – AVACLE: relatório final global e integrado de atividades desenvolvidas. Submetido ao CNPq, 2003
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série: Abordagem neuropsicológica cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(2), 220-228, 2007.
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. P. Relação entre os processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolares. Pró-fono Revista de Atualização Científica, Carapicuiba (SP), v. 14, n.2, p.175-186, 2002.
SHARE, D. L. Phonological recoding and self-teaching: sine qua non of reading acquisition. Cognition, 55, p. 151-218, 1995.
SPRENGER-CHAROLLES, L.; SIEGEL, L. S.; BÉCHENNEC, D.; SERNICLAES, W. Development of phonological and orthographic processing in reading aloud, in silent reading, and in spelling: A four-year longitudinal study. Journal of Experimental Child Psychology, 84, p.194–217, 2003.
STANOVICH, K. E. Matthew effects in reading: some consequences of individual differences in the acquisition of literacy. Reading Research Quartely, 21, p.360-407, 1986.
SUCENA, A.; CASTRO, S. L. Estratégias fonológicas e ortográficas na aprendizagem da leitura do português europeu. Iberpsicologia 10, 3, 2005. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/5430/2/83694.pdf
WIMMER, H.; GOSWAMI, U. The influence of orthographic on reading development: word recognition in English and German children. Cognition, 51, p. 91-103, 1994.
ZOCCOLOTTI, P.; LUCA, M. De; FILIPPO, G. Di; JUDICA, A.; MARTELLI, M. Reading development in an orthographically regular language: effects of length, frequency, lexicality and global processing ability. Reading and Writing, 22, p. 1053-1079, 2009. doi: 10.1007/s11145-008-9144-8
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.