Desenvolvimento das estratégias de leitura em dois diferentes métodos de alfabetização
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12070Mots-clés :
Processamento da leitura, Rota fonológica, Rota lexical, Método de ensino.Résumé
O presente estudo investiga o desenvolvimento da leitura no português brasileiro em fases bem iniciais de aprendizagem. Foram contrastados dois grupos de alunos, um em processo de alfabetização pelo método fônico (N=23) e outro pelo método global (N=19), ambos cursando o 2º ano da rede particular de ensino (Midade= 7; 9 anos). Objetivou averiguar a influência do método de ensino no desenvolvimento das rotas fonológica e lexical. A leitura em voz alta foi avaliada por meio de uma lista de palavras manipuladas conforme a regularidade (regular-irregular), frequência (alta-baixa), extensão (curta-longa) e lexicalidade (palavra-pseudopalavra). Os resultados confirmam que a leitura no português, mesmo em fase inicial de aprendizagem, é processada pela rota fonológica e lexical de forma concomitante. A interação entre as variáveis psicolinguísticas e o método de ensino mostrou que o desenvolvimento da rota lexical é favorecido pelo método fônico.Téléchargements
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