Desenvolvimento das estratégias de leitura em dois diferentes métodos de alfabetização

Auteurs-es

  • Dalva Maria Alves Godoy Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação http://orcid.org/0000-0001-9920-8343
  • Ângela Maria Vieira Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12070

Mots-clés :

Processamento da leitura, Rota fonológica, Rota lexical, Método de ensino.

Résumé

O presente estudo investiga o desenvolvimento da leitura no português brasileiro em fases bem iniciais de aprendizagem. Foram contrastados dois grupos de alunos, um em processo de alfabetização pelo método fônico (N=23) e outro pelo método global (N=19), ambos cursando o 2º ano da rede particular de ensino (Midade= 7; 9 anos). Objetivou averiguar a influência do método de ensino no desenvolvimento das rotas fonológica e lexical. A leitura em voz alta foi avaliada por meio de uma lista de palavras manipuladas conforme a regularidade (regular-irregular), frequência (alta-baixa), extensão (curta-longa) e lexicalidade (palavra-pseudopalavra). Os resultados confirmam que a leitura no português, mesmo em fase inicial de aprendizagem, é processada pela rota fonológica e lexical de forma concomitante. A interação entre as variáveis psicolinguísticas e o método de ensino mostrou que o desenvolvimento da rota lexical é favorecido pelo método fônico.

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Bibliographies de l'auteur-e

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação - Departamento de Pedagogia

Ângela Maria Vieira Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Departamento de Psicologia

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Publié-e

2018-05-02

Comment citer

Alves Godoy, D. M., & Pinheiro, Ângela M. V. (2018). Desenvolvimento das estratégias de leitura em dois diferentes métodos de alfabetização. Signo, 43(77), 19-31. https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12070

Numéro

Rubrique

Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita