As vozes do outro e a construção de sentidos em textos da mídia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.12971

Palabras clave:

Dizer de outrem. Voz explícita e implícita. Discurso midiático. Perspectiva discursiva.

Resumen

O dizer do outro está presente no nosso falar cotidiano, no retórico e no literário. Nessas condições e sob uma perspectiva dialógica e polifônica bakhtiniana (1981, 1992, 2002), este artigo objetiva identificar e compreender o modo como o discurso do outro, mostrado ou velado, segundo Authier-Revuz (1982, 1998), se manifesta no dizer midiático, mais especificamente, na carta ao leitor e na propaganda. Para tanto, selecionamos dois exemplares de um gênero e três de outro, veiculados em revistas impressas, buscando analisar sob quais recursos linguísticos e mecanismos discursivos a voz de outrem se manifesta, bem como os efeitos de sentido que produz no texto veiculado pela mídia. Investigamos o funcionamento dos discursos direto, indireto e direto e indireto livres, bem como de outros indicadores, marcados ou não, relacionando-os com o discurso do locutor que, às vezes se aproxima, outras, se afasta da fala do outro, dependendo do efeito semântico que o autor pretende produzir em seu texto.

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Biografía del autor/a

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Linguística Aplicada pela PUCRS, com Pós-doutorado em Didática das Línguas pela Universidade de Genebra - Suíça. Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, atuando na Graduação e na Pós-graduaçãoo de Letras

Citas

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Publicado

2019-08-15

Cómo citar

Wittke, C. I. (2019). As vozes do outro e a construção de sentidos em textos da mídia. Signo, 44(80), 116-128. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.12971

Número

Sección

Leitura, escrita e enunciação