Os filmes verbais de Erico Verissimo: uma abordagem cinematográfica e literária de Olhai os Lírios do Campo em Solo de Clarineta
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13733Palabras clave:
Literatura, Cinema, Erico Verissimo, Biografia, Representações.Resumen
O artigo identifica no livro de memórias do autor Erico Verissimo, Solo de Clarineta I, sua formação cinematográfica. Aproxima esses elementos da memória ao conteúdo literário e adaptado para o cinema em Olhai os Lírios do Campo, o mais vendido do autor. O processo relaciona as obras, ressignifica a história e a ficção. A metodologia é através do processo comparativo entre obras. O embasamento teórico encontra-se no estudo da cultura russa de Iuri Lótman, com base em sua teoria da cadeia de signos organizados. Resgatamos o romance na sua totalidade, estruturado por meio da técnica de intercalação temporal, o que permite análise literária e cinematográfica. Buscamos os códigos da história do cinema da época de lançamento, para identificar as representações de nosso objeto e elucidar a obra do autor. Buscamos referências cinematográficas e memórias do livro Olhai os Lírios do Campo em Solo de Clarineta I, enfatizamos trechos concorrentes para o entendimento do processo de criação do romance. Nessa linha de pensamento, descobrimos nele as nuances da montagem, sua origem em outras artes e as semelhanças estruturais entre literatura e cinema.Descargas
Citas
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