O ensino remoto de língua portuguesa na educação básica frente à pandemia da covid-19: perspectivas e possibilidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15563

Palabras clave:

Ensino remoto. Língua Portuguesa. Pandemia

Resumen

Estamos vivenciando, no ano de 2020, um momento sem precedentes em nosso país, onde o isolamento social se faz necessário devido à pandemia de coronavírus que cresce a passos largos diariamente. Diante deste cenário, no qual as escolas encontram-se impossibilitadas de desenvolver atividades presenciais, redes estaduais e municipais de ensino de todo o país e escolas particulares buscam alternativas para que as aulas continuem acontecendo. O ensino remoto, através de meios virtuais, vem se mostrando a melhor alternativa até o momento, embora possua limitações que não devem ser desconsideradas. Através do trabalho remoto com a Língua Portuguesa, é possível desenvolver multiletramentos e a construção da identidade do aluno, reforçando seu papel ativo em uma sociedade cada vez mais tecnológica e visual. O papel do professor continua sendo de extrema importância na estrutura remota, bem como do núcleo gestor, principalmente para buscar minimizar quadros de desigualdade educacional, assegurando que as atividades e as tecnologias escolhidas contemplem também aqueles alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade extrema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ive Marian de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Linguística Aplicada e Mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís. Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como formadora e produtora de materiais pedagógicos para os Anos Finais do Ensino Fundamental na Célula de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental – CEFAE, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC. Hoje é Articuladora na Coordenadoria de Educação de Tempo Integral e Educação Complementar (COETI), também na SEDUC.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de São Paulo – USP. Doutora em Linguística Aplicada pela Puc Minas. Mestre em educação pela Universidade São Marcos. Graduada em Letras- Português pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora associada da Universidade Federal do Ceará – UFC.

##submission.downloads##

Publicado

2021-01-06

Cómo citar

de Carvalho, I. M., & Ribeiro, P. B. (2021). O ensino remoto de língua portuguesa na educação básica frente à pandemia da covid-19: perspectivas e possibilidades. Signo, 46(85), 15-25. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15563