O ensino remoto de língua portuguesa na educação básica frente à pandemia da covid-19: perspectivas e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15563

Palavras-chave:

Ensino remoto. Língua Portuguesa. Pandemia

Resumo

Estamos vivenciando, no ano de 2020, um momento sem precedentes em nosso país, onde o isolamento social se faz necessário devido à pandemia de coronavírus que cresce a passos largos diariamente. Diante deste cenário, no qual as escolas encontram-se impossibilitadas de desenvolver atividades presenciais, redes estaduais e municipais de ensino de todo o país e escolas particulares buscam alternativas para que as aulas continuem acontecendo. O ensino remoto, através de meios virtuais, vem se mostrando a melhor alternativa até o momento, embora possua limitações que não devem ser desconsideradas. Através do trabalho remoto com a Língua Portuguesa, é possível desenvolver multiletramentos e a construção da identidade do aluno, reforçando seu papel ativo em uma sociedade cada vez mais tecnológica e visual. O papel do professor continua sendo de extrema importância na estrutura remota, bem como do núcleo gestor, principalmente para buscar minimizar quadros de desigualdade educacional, assegurando que as atividades e as tecnologias escolhidas contemplem também aqueles alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade extrema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ive Marian de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Linguística Aplicada e Mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís. Graduada em Letras - Português pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como formadora e produtora de materiais pedagógicos para os Anos Finais do Ensino Fundamental na Célula de Fortalecimento da Alfabetização e Ensino Fundamental – CEFAE, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC. Hoje é Articuladora na Coordenadoria de Educação de Tempo Integral e Educação Complementar (COETI), também na SEDUC.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de São Paulo – USP. Doutora em Linguística Aplicada pela Puc Minas. Mestre em educação pela Universidade São Marcos. Graduada em Letras- Português pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora associada da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

de Carvalho, I. M., & Ribeiro, P. B. (2021). O ensino remoto de língua portuguesa na educação básica frente à pandemia da covid-19: perspectivas e possibilidades. Signo, 46(85), 15-25. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15563