Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15995

Palabras clave:

educação científica, gêneros textuais, unidade didática

Resumen

Compartilhamos os resultados de duas pesquisas interventivas realizadas em escolas brasileiras de ensino básico a partir da implementação de unidades didáticas como instrumentos orientadores dos processos de ensino e de aprendizagem. Esses instrumentos são compostos por atividades articuladas de práticas de linguagem e por diferentes gêneros textuais, além de serem informadas por abordagens pedagógicas de estudos sistêmicos-funcionais da linguagem e da educação científica, ambos desenvolvidos no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Com a comparação das respostas apresentadas pelos alunos participantes para um mesmo questionário, aplicado antes e após as intervenções pedagógicas, o resultado produtivo da implementação das unidades didáticas foi comprovado. Após as intervenções, os alunos complexificaram as próprias compreensões sobre ciências, o que foi revelado especialmente pela inclusão de pesquisas sobre fenômenos linguísticos nos contextos das práticas científicas descritos pelos alunos. Esse fato foi observado de forma mais expressiva nas respostas dos alunos da escola privada, os quais participaram da intervenção em que a própria língua materna foi objeto de investigação, diferentemente dos alunos da escola pública, que participaram da intervenção em que a Língua Portuguesa foi utilizada numa perspectiva instrumental. Nesse último caso, o português foi utilizado em função da investigação de objetos de pesquisa do interesse de outra disciplina escolar.

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Biografía del autor/a

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL).

Jaquelene Mendes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (2020). Possui mestrado pela Universidade Federal do Tocantins (2018), graduada em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Atualmente é professora - formadora no Setor Pedagógico de Anos Finais na Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz -Semed. Atua como professora de língua e literatura no ensino básico no Colégio Adventista de Imperatriz. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura atuando principalmente nos seguintes temas: letramento literário, letramento científico e educação científica.

Marcia Helena Costa Ribeiro, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins (SEMED/TO)

Possui graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins(2006) e mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins(2018). Atualmente é Professora da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Letras

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Publicado

2021-05-21

Cómo citar

Silva, W. R., Mendes, J., & Ribeiro, M. H. C. (2021). Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas. Signo, 46(86), 42-59. https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15995

Número

Sección

v. 46, número 86: Programa Ler para Aprender (PLA) e suas potencialidades