“Brasil” e Vale tudo: o país da canção no Brasil da novela
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17282Palabras clave:
Cazuza, Vale tudo, Brasil, canção popular, teledramaturgiaResumen
A canção “Brasil” de Cazuza, lançada no disco Ideologia de 1988, ganhou uma interpretação de Gal Costa, especialmente elaborada para a abertura da novela Vale tudo, de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, que estreou no mesmo ano. A canção e a novela, que tematizaram, deliberada e profundamente, o país, estabeleceram entre si uma relação intertextual e intermidiática, de modo que o “Brasil” de Cazuza passou a iluminar o universo de Vale tudo e, do mesmo modo, o país da novela passou a repercutir também nos sentidos da canção. O objetivo do presente artigo é analisar esse circuito de reciprocidade de formas e sentidos, e também seus efeitos para a representação da brasilidade naquele momento do país.
Descargas
Citas
ANDRADE, Oswald. Obras Completas VI – Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ARAÚJO, Lucinha & ECHEVERRIA, Regina. Preciso dizer que te amo – todas as letras do poeta. São Paulo: Globo, 2001.
CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CÂNDIDO, Antonio. (1970). Dialética da Malandragem. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (8), 67-89.
FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegoria, alegria. São Paulo: Ateliê, 2000.
FREYRE, GILBERTO. Casa-grande & senzala. São Paulo: Global, 2006.
FILHO, Paulo Negri. Vinhetas de abertura de telenovelas brasileiras. São Leopoldo: Universidade do Vale dos Sinos, 2019.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia de Letras, 1995.
NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira & identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2012.
PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo: Colônia. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.