O ensino da velocidade de leitura: um estudo sobre a relação entre fluência e compreensão leitora nos anos finais do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17410

Palabras clave:

Compreensão, Fluência leitora, Velocidade de leitura, Ensino da leitura

Resumen

Estudos recentes têm condicionado a habilidade de compreensão leitora a processos como a fluência de leitura. Em vista disso, este estudo teve como objetivo verificar como a velocidade de leitura interfere na compreensão leitora, a partir da concretização de práticas de ensino da fluência para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para dar conta desse objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, caracterizada como pesquisa-ação, visto que foram realizadas intervenções didáticas, por meio de oficinas, para o ensino da velocidade de leitura. Três etapas foram realizadas a fim de atingir o objetivo deste estudo. Num primeiro momento, foi realizado um pré-teste, a fim de verificar a velocidade de leitura de dezessete estudantes do 9º ano, sujeitos da pesquisa; após, foram realizadas cinco oficinas de aproximadamente 45 minutos cada, para desenvolver a velocidade leitora, a partir de brincadeiras, jogos e dinâmicas. Por fim, foi realizado o pós-teste, com o objetivo de verificar se houve avanços na velocidade de leitura a partir das oficinas realizadas. Com as intervenções, os participantes obtiveram uma melhora significativa do pré para o pós-teste, em relação à velocidade de leitura, comprovando, assim, que é possível qualificar a fluência leitora através de práticas em sala de aula. Entretanto, em relação ao desempenho em compreensão leitora, os dados não foram conclusivos. A análise do pré-teste, porém, evidenciou que quem lê mais rápido compreende melhor. Os resultados desse estudo poderão auxiliar os profissionais que atuam nas escolas.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

Potrich, M. ., & Forneck, K. L. (2022). O ensino da velocidade de leitura: um estudo sobre a relação entre fluência e compreensão leitora nos anos finais do ensino fundamental. Signo, 47(90), 118-129. https://doi.org/10.17058/signo.v47i90.17410