Habilidades linguística e metalingüística diferenciadas no aprendizado em currículo bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1815Resumen
O presente artigo pretende contribuir com as pesquisas relacionadas ao bilinguismo apresentando dados de uma investigação realizada com crianças brasileiras que aprenderam inglês em uma escola de currículo bilíngüe, a partir dos 6 anos de idade. O objetivo geral foi investigar se benefícios linguísticos e metalingüísticos normalmente atestados para bilíngues de proficiência avançada seriam também identificados em um grupo de crianças que está sendo exposto a uma L2 somente em ambiente escolar, por um total de 10 horas semanais. Para tanto, comparou-se a capacidade de produção de orações passivas em português entre crianças bilíngues e um grupo de falantes monolíngues de português, a partir de um teste de produção de passivas envolvendo gravuras. Os resultados indicam que as crianças inseridas em contexto de educação bilíngue produziram as estruturas passivas em maior número do que as crianças de contexto monolíngue, revelando habilidade metalinguística diferenciada e maior controle cognitivo dos processos linguísticos. Esses dados também corroboram a ideia de que a consciência metalinguística e a atenção seletiva, que são habilidades comprovadamente mais desenvolvidas em indivíduos provenientes de famílias e/ou comunidades bilíngues, também se aplicam às crianças que estão utilizando dois códigos linguísticos para construir seu conhecimento, ou seja, crianças em contexto de escolarização bilíngue.Descargas
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