Contação de histórias: contribuições da leitura de textos literários para o letramento
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19896Palabras clave:
Letramento, contação de histórias, literaturaResumen
A realização de práticas de letramento, ou seja, de práticas sociais que envolvam a leitura e a escrita, é fundamental para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem escolar nos anos iniciais e seguintes. Para que o ensino nas séries iniciais seja efetivo, para tanto, há necessidade de que família e escola favoreçam diferentes práticas de letramento oportunos à formação acadêmica e social do indivíduo. Os estudos de Shirley Heath (1982), por exemplo, defendem que a contação de histórias constitui evento de letramento fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relevantes nas primeiras séries escolares. Tendo como base este estudo, este artigo objetiva demonstrar, por meio de levantamento de dados feito com contadores de história associado a dados de pesquisa realizada por Heath (1982), o quanto essa prática de leitura pode favorecer o desenvolvimento escolar. Nesse sentido, o ambiente escolar pode ser um espaço importante para suprir práticas de letramento de grupos minoritários que não têm a oportunidade de ofertar um ambiente letrado aos filhos. Por isso, a análise do letramento escolar permite compreender seu papel na inclusão social para mitigar desvantagens escolares advindas da pertença social de muitos estudantes – com o intuito de que crianças não favorecidas com ambientes onde as práticas de letramento são desenvolvidas tenham a possibilidade de participar ativamente na escola e na sociedade.
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