Lenguas extranjeras, EaD y complexidad
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2131Palabras clave:
Educação a Distância, Teorias do Pensamento Complexo, Línguas Estrangeiras, MultirreferencialidadeResumen
En este artículo, buscamos apoyo en las Teorías del Pensamiento Complejo (Morin, 1991, 2000, 2003; Ardoino, 1995, 1998a, 1998b; Leffa, 2006b, 2009; Mariotti, 2010) para demostrar la necesidad de una perspectiva multidimensional o multirreferencial en lo que se relaciona a investigación en Educación, sobre todo en Educación a Distancia, por ser una modalidad de enseñanza relativamente reciente. Eso significa decir que se necesita abordar los problemas a partir de varios ángulos, observándolos desde distintos puntos de vista. En el Curso de Profesorado en Español a Distancia en que trabajamos, estamos haciendo eso a través de distintos proyectos de investigación, que se compenetran y se complementan para que podamos dar cuenta de las múltiples dimensiones de la Educación a Distancia. Son proyectos que tratan de formación de profesores para EaD, investigaciones sobre objetos de aprendizaje y herramientas diversas que se encuentran en la red, inclusión de personas con discapacidad visual por medio de las tecnologías etc. Es sobre esos proyectos que acá explicamos.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.