Línguas estrangeiras, EAD e complexidade
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2131Palavras-chave:
Educação a Distância, Teorias do Pensamento Complexo, Línguas Estrangeiras, MultirreferencialidadeResumo
Neste artigo, buscamos apoio nas Teorias do Pensamento Complexo (Morin, 1991, 2000, 2003; Ardoino, 1995, 1998a, 1998b; Leffa, 2006b, 2009; Mariotti, 2010) para demonstrar a necessidade de uma perspectiva multidimensional ou multirreferencial quando se trata de pesquisa em Educação, sobretudo na Educação a Distância, por ser uma modalidade de ensino relativamente recente. Isso significa dizer que é preciso abordar os problemas a partir de vários ângulos, observando-os desde diferentes pontos de vista. No Curso de Licenciatura em Espanhol a Distância em que trabalhamos, temos feito isso através de diferentes projetos de pesquisa, que se interpenetram e se complementam para que possamos dar conta das múltiplas dimensões da Educação a Distância. São projetos que tratam de formação de professores para EaD, pesquisas sobre objetos de aprendizagem e ferramentas diversas encontradas na rede, inclusão de pessoas com deficiência visual por meio das tecnologias etc. É sobre esses projetos que explicamos aqui.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.