Análise discursiva da imagem do professor nas propagandas sobre educação
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2145Palabras clave:
Discurso. Texto. Propaganda. Professor. Educação.Resumen
Temos como objetivo, neste artigo, analisar três propagandas sobre educação, veiculadas em duas revistas Nova Escola, uma do mês jan/fev de 2009 e outra de junho do mesmo ano. Partindo dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, tivemos a pretensão de refletir sobre que imagem de professor é explorada nessas propagandas, bem como que estratégias discursivas são utilizadas para conseguir a adesão do leitor, que ideologias defendem e de que lugar social o sujeito locutor se pronuncia. Para isso, nossa análise não ficou presa somente à materialidade linguística desses textos, mas também ao extralinguístico, às condições de produção do discurso, aos signos não verbais. Após nosso exercício de leitura, concluímos que essas propagandas evidenciam uma representação superficial da educação, apresentando muitos estereótipos da imagem do professor.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.