O ciberleitor infantojuvenil: identidade e literatura digital

Autores/as

  • Edgar Roberto Kirchof
  • Simone Assumpção

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v36i60.2518

Resumen

O presente artigo discute a questão da identidade do leitor de literatura infanto-juvenil, sendo que a principal questão se refere a possíveis deslocamentos da identidade do leitor de acordo com deslocamentos quanto ao suporte da escrita. Inicialmente, discute-se a questão da identidade do leitor sob um ponto de vista dos Estudos Culturais, sob o argumento de que se trata de uma categoria em permanente construção e transformação ao longo da história. Em seguida, apresenta-se um panorama acerca das relações possíveis entre a literatura em suporte impresso e em suporte eletrônico, com ênfase nos principais deslocamentos ocorridos quanto à leitura em ambiente virtual. Por fim, realiza-se a análise dos processos de leitura implicados em alguns poemas eletrônicos produzidos por Sérgio Caparelli e Ana Cláudia Gruszynski, adaptados a partir da obra Poesia Visual, originalmente produzida em suporte impresso e publicada no ano de 2000 pela Editora Global.

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Publicado

2011-01-05

Cómo citar

Kirchof, E. R., & Assumpção, S. (2011). O ciberleitor infantojuvenil: identidade e literatura digital. Signo, 36(60). https://doi.org/10.17058/signo.v36i60.2518