O ciberleitor infantojuvenil: identidade e literatura digital
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v36i60.2518Resumo
O presente artigo discute a questão da identidade do leitor de literatura infanto-juvenil, sendo que a principal questão se refere a possíveis deslocamentos da identidade do leitor de acordo com deslocamentos quanto ao suporte da escrita. Inicialmente, discute-se a questão da identidade do leitor sob um ponto de vista dos Estudos Culturais, sob o argumento de que se trata de uma categoria em permanente construção e transformação ao longo da história. Em seguida, apresenta-se um panorama acerca das relações possíveis entre a literatura em suporte impresso e em suporte eletrônico, com ênfase nos principais deslocamentos ocorridos quanto à leitura em ambiente virtual. Por fim, realiza-se a análise dos processos de leitura implicados em alguns poemas eletrônicos produzidos por Sérgio Caparelli e Ana Cláudia Gruszynski, adaptados a partir da obra Poesia Visual, originalmente produzida em suporte impresso e publicada no ano de 2000 pela Editora Global.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.