Curso “Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade”: caminho para a competência leitora através das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2856Resumen
A leitura é um processo que acompanha a evolução do ser humano desde os primórdios da civilização. Tomasello (2003) busca, em um viés antropológico, situar a cultura humana como uma das estratégias evolutivas e Buckingham (2008) diz que as atuais Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) promovem outras formas de uso dos antigos meios de comunicação sem, no entanto, substituí-los. Neves (2007) mostra a indissociabilidade existente entre leitura e escrita. Silva (1991) cita, entre as funções da leitura, a descoberta e a interação. Zilberman (1989) concorda, enfatizando a postura crítica e o aprendizado decorrentes das práticas leitoras. Santaella (2004, p. 33) traz a evolução do sujeito leitor através dos tempos, mostrando a presença de três tipos de leitores: contemplativo, movente e imersivo. Neste relato de experiência é apresentado o Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade (2010/2011), realizado através da modalidade Ensino Aberto e a Distância, mediado por computador (EAD), em parceria entre a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS) e os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Um dos caminhos para a inclusão digital pode ser viabilizado através do aperfeiçoamento em EAD. Assim, mostra-se a trilha percorrida e construída pelos cursistas, muitas vezes sem familiaridade com as tecnologias, e até “onde” podem chegar - em termos de fluência digital e produção textual nas novas mídias. Palavras-chave: Leitura. EAD. TICs.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.