Curso “Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade”: caminho para a competência leitora através das tecnologias digitais

Autores

  • Kátia Soares Coutinho
  • Marilene Rosa Miola

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2856

Resumo

A leitura é um processo que acompanha a evolução do ser humano desde os primórdios da civilização. Tomasello (2003) busca, em um viés antropológico, situar a cultura humana como uma das estratégias evolutivas e Buckingham (2008) diz que as atuais Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) promovem outras formas de uso dos antigos meios de comunicação sem, no entanto, substituí-los. Neves (2007) mostra a indissociabilidade existente entre leitura e escrita. Silva (1991) cita, entre as funções da leitura, a descoberta e a interação. Zilberman (1989) concorda, enfatizando a postura crítica e o aprendizado decorrentes das práticas leitoras. Santaella (2004, p. 33) traz a evolução do sujeito leitor através dos tempos, mostrando a presença de três tipos de leitores: contemplativo, movente e imersivo. Neste relato de experiência é apresentado o Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade (2010/2011), realizado através da modalidade Ensino Aberto e a Distância, mediado por computador (EAD), em parceria entre a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS) e os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Um dos caminhos para a inclusão digital pode ser viabilizado através do aperfeiçoamento em EAD. Assim, mostra-se a trilha percorrida e construída pelos cursistas, muitas vezes sem familiaridade com as tecnologias, e até “onde” podem chegar - em termos de fluência digital e produção textual nas novas mídias. Palavras-chave: Leitura. EAD. TICs.

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Coutinho, K. S., & Miola, M. R. (2012). Curso “Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade”: caminho para a competência leitora através das tecnologias digitais. Signo, 37(62), 348-366. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2856

Edição

Seção

Compreensão leitora