A segmentação de palavras e o processo de aquisição de linguagem

Autores/as

  • Adelaide Maria Nunes Camilo IEL - Universidade Estadual de Campinas (mestranda)

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4173

Resumen

O presente trabalho tem como tema a segmentação na fala da criança. Seu objetivo é esboçar a tendência do sujeito em fase de aquisição de linguagem em segmentar as palavras de acordo com padrões mais comuns na língua, como, por exemplo, o padrão silábico, assim como reconhecimento por parte do sujeito falante de palavras de uso frequente e cotidiano na língua. Para tanto, serão utilizados como fundamentação teórica os trabalhos de Peters (1983,1985) a respeito do processo de segmentação durante a aquisição, Figueira (1995), que trata das inovações lexicais na fala da criança, assim como seu trabalho de 1996, acerca do erro na investigação linguística. Com o intuito de melhor demonstrar os desvios de segmentação, pretende-se aproximar os dados de fala aos da escrita, pois se acredita que ao se debruçar sobre o código escrito, a criança deixa transparecer dúvidas a respeito da linguagem que até então poderiam passar despercebidas. Para essa análise, tomar-se-á por base os textos de Abaurre (1988) sobre a representação feita pela criança do objeto escrito, Ferreiro e Pontecorvo (1996) e Camilo (2011) sobre segmentações não-convencionais. Por fim, conclui-se que independente dos critérios usados para a segmentação, a palavra é o principal instrumento da criança em busca de alçar a um padrão de funcionamento do sistema linguístico.

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Publicado

2013-03-18

Cómo citar

Camilo, A. M. N. (2013). A segmentação de palavras e o processo de aquisição de linguagem. Signo, 38, 84-95. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4173

Número

Sección

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo