Compreensão da leitura e consciência textual nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4554Resumen
As dificuldades de compreensão da leitura nos anos iniciais são evidenciadas pelas diversas avaliações oficiais. Diante dessas evidências estatísticas e das obtidas por meio de pesquisas acadêmicas e de observações da atuação das crianças no cotidiano escolar, há o reconhecimento da situação como um problema que exige aprofundamento e busca de soluções. A Psicolinguística vem dando sua contribuição, especialmente no que se refere ao papel da consciência linguística no aprendizado da leitura. Muitos estudos vêm sendo realizados especialmente com foco na consciência fonológica. São encontrados também alguns, menos frequentes, sobre consciência sintática. Quanto ao papel da consciência textual, são poucas as iniciativas voltadas para os alunos dos anos iniciais. Isso faz com que a autora proponha como eixo para esta comunicação a consciência textual com apoio predominantemente em Gombert (1992), com o objetivo de examinar as relações entre esse nível de consciência e o aprendizado da leitura. Baseada em estudos recentes (PEREIRA; SCLIAR-CABRAL, 2012), a autora apresenta, nesta comunicação, primeiramente a análise do contexto de aprendizado e ensino da leitura. A seguir, desenvolve uma exposição teórica sobre aprendizado da leitura e consciência textual. Posteriormente, apresenta encaminhamentos pedagógicos para um ensino baseado no entrelaçamento desses dois tópicos. Ao final, desenvolve reflexões sobre a possibilidade de o caminho proposto contribuir para a solução do preocupante problema do aprendizado da leitura nos anos iniciais.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.