Compreensão da leitura e consciência textual nos anos iniciais

Autores/as

  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4554

Resumen

As dificuldades de compreensão da leitura nos anos iniciais são evidenciadas pelas diversas avaliações oficiais. Diante dessas evidências estatísticas e das obtidas por meio de pesquisas acadêmicas e de observações da atuação das crianças no cotidiano escolar, há o reconhecimento da situação como um problema que exige aprofundamento e busca de soluções. A Psicolinguística vem dando sua contribuição, especialmente no que se refere ao papel da consciência linguística no aprendizado da leitura. Muitos estudos vêm sendo realizados especialmente com foco na consciência fonológica. São encontrados também alguns, menos frequentes, sobre consciência sintática. Quanto ao papel da consciência textual, são poucas as iniciativas voltadas para os alunos dos anos iniciais. Isso faz com que a autora proponha como eixo para esta comunicação a consciência textual com apoio predominantemente em Gombert (1992), com o objetivo de examinar as relações entre esse nível de consciência e o aprendizado da leitura. Baseada em estudos recentes (PEREIRA; SCLIAR-CABRAL, 2012), a autora apresenta, nesta comunicação, primeiramente a análise do contexto de aprendizado e ensino da leitura. A seguir, desenvolve uma exposição teórica sobre aprendizado da leitura e consciência textual. Posteriormente, apresenta encaminhamentos pedagógicos para um ensino baseado no entrelaçamento desses dois tópicos. Ao final, desenvolve reflexões sobre a possibilidade de o caminho proposto contribuir para a solução do preocupante problema do aprendizado da leitura nos anos iniciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Atualmente atua como professora permanente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras da PUCRS. É coordenadora do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (CELIN) e desenvolve pesquisas na área de Línguagem e Cognição.

##submission.downloads##

Publicado

2013-03-18

Cómo citar

Pereira, V. W. (2013). Compreensão da leitura e consciência textual nos anos iniciais. Signo, 38, 29-43. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4554

Número

Sección

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo