Memória de trabalho: uma proposta de avaliação infantil

Autores/as

  • Mayra Monteiro Pires Universidade Estadual de São Paulo - USP
  • Gustavo Lopez Estivalet 1. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico - CNPq 2. Université Claude Bernard Lyon 1 - UCBL 3. Laboratoire sur le Langage, le Cerveau et la Cognition - L2C2

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5017

Palabras clave:

Memória de trabalho. Aprendizagem. Psicolinguística. Aquisição da linguagem.

Resumen

A memória de trabalho consiste em um sistema de capacidade limitada que permite o armazenamento temporário e a manipulação desta informação para habilidades complexas como a linguagem, a aprendizagem e o raciocínio. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a construção e a adaptação de quatro testes psicolinguísticos de memória de trabalho para o português brasileiro, baseados na bateria de testes Memory Test Battery For Children (PICKERING; GATHERCOLE, 2001). Os testes adaptados foram aplicados em uma investigação piloto em um grupo experimental de 15 crianças com dificuldades escolares comparados a um grupo controle de 15 crianças com desenvolvimento normal. A adaptação dos testes foi desenvolvida no programa E-Prime v 2.0 (SCHNEIDER; ESCHMAN; ZUCCOLOTTO, 2007). Os quatro testes psicolinguísticos avaliam a capacidade de armazenagem e processamento da informação de forma simultânea, assim como a capacidade de armazenagem especifica da informação verbal. Os resultados sugerem que os quatro testes desenvolvidos são instrumentos sensíveis para detectar dificuldades de armazenagem e processamento da informação na memória de trabalho em crianças, pois o desempenho entre os dois grupos foi significativamente diferente de acordo com os resultados da análise estatística. A bateria de testes desenvolvidos atendeu perfeitamente os objetivos propostos, podendo contribuir com estudos futuros através de dados mais concretos e realísticos assim como evidências do funcionamento da memória de trabalho em crianças.

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Biografía del autor/a

Mayra Monteiro Pires, Universidade Estadual de São Paulo - USP

(1) Fonoaudióloga, doutoranda no Programa de Ciências da Reabilitação (USP), Graduada em Fonoaudiologia pela UNAMA, Especialista em Audiologia pelo IEAA e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Gustavo Lopez Estivalet, 1. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico - CNPq 2. Université Claude Bernard Lyon 1 - UCBL 3. Laboratoire sur le Langage, le Cerveau et la Cognition - L2C2

É doutorando pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na École Doctorale Neurosciences et Cognition (NSCo) da Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL). Pesquisa a decomposição e o processamento morfológico bilíngue através de tarefas psicolinguísticas e potenciais relacionados a eventos (ERP). Possui mestrado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pesquisa sobre a aquisição de linguagem e a produção oral em língua estrangeira. É graduado em Letras - Língua Francesa e Literaturas, habilitação em licenciatura e habilitação em bacharelado, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse em linguística, psicolinguística, neurolinguística, morfologia, sintaxe, semântica e ciências cognitivas. Possui formação de Técnico em Eletrônica com experiência linguagens de programação.

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Publicado

2014-07-02

Cómo citar

Pires, M. M., & Estivalet, G. L. (2014). Memória de trabalho: uma proposta de avaliação infantil. Signo, 39(67), 46-57. https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5017

Número

Sección

Dossiê: Métodos em Linguística Cognitiva