A prototipicidade em verbetes de dicionários escolares

Autores/as

  • Everton Castro de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Grayce Freitas de Sousa Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5026

Palabras clave:

Prototipicidade. Verbete.Dicionário escolar.

Resumen

A Lexicografia Teórica é a disciplina que, em linhas bem gerais, estuda e critica os dicionários. Ela se interessa em pressupostos de outros campos de estudo, como a Linguística textual, a Pragmática e a Multimodalidade, uma vez que estes podem apresentar outra dimensão do léxico. Dessa maneira, utilizamos as bases da Teoria dos Protótipos, sob a perspectiva das ciências cognitivas, para nossa análise. Nesse sentido, este trabalho objetiva identificar e descrever a prototipicidade em verbetes dos cinco dicionários escolares da lista do PNLD 2012. Para tanto, nos baseamos nos pressupostos teóricos de Pontes (2008; 2009), Geeraerts (2007). Analisamos cinco verbetes, um de cada dicionário tipo 3.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Everton Castro de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Concentra suas atividades na graduação em Letras-Inglês-Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará. Participou do Programa de Monitoria Acadêmica - PROMAC, vinculado a Universidade Estadual do Ceará, sendo monitor da disciplina de Teorias Linguísticas, no período de Mar/2011 a Dez/2011. Participa, desde Abr/2012, do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS) com bolsa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq no período Abr/2012 a Jul/2014, atuando na área de Lexicografia e Linguística Cognitiva.

Ana Grayce Freitas de Sousa, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino - LETENS.

##submission.downloads##

Publicado

2014-07-02

Cómo citar

Almeida, E. C. de, & Sousa, A. G. F. de. (2014). A prototipicidade em verbetes de dicionários escolares. Signo, 39(67), 110-117. https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5026

Número

Sección

Estudos em Cognição e Linguagem