Neurociência: memória e funções executivas na articulação entre ensino de língua portuguesa e consciência política

Autores/as

  • Aline Lorandi Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Flávia Azambuja Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5027

Palabras clave:

Neuroeducação. Consciência Política. Ensino de Língua Portuguesa.

Resumen

Este artigo pretende relatar a elaboração e aplicação de um projeto de ensino com o tema “política”, trabalhando com diferentes gêneros textuais, que alie os conhecimentos de Língua Portuguesa e de Neurociência, com ênfase em aspectos ligados à memória e às funções executivas, com o intuito de obter o sucesso do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa-ação crítica. Os resultados apresentados são: ideias acerca do projeto de ensino, as inferências durante a aplicação do projeto e os testes de consolidação na memória e de verificação da aplicabilidade do trabalho com as funções executivas por meio de uma roda de conversa orientada. Por fim, este trabalho evidencia a importância da Neurociência com uma aliada da Educação. Ciência que nos ajuda a pensar em estratégias que consideram o funcionamento do cérebro e, portanto, visam ao sucesso do aluno nos processos de ensino e de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Aline Lorandi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta II da Universidade Federal do Pampa. Atuo no curso de Letras e trabalho, de modo especial, com temas ligados à Psicolinguística e à Aquisição da Linguagem.

Flávia Azambuja, Unipampa

Graduada em Letras-Português pela Unipampa.

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Publicado

2014-07-02

Cómo citar

Lorandi, A., & Azambuja, F. (2014). Neurociência: memória e funções executivas na articulação entre ensino de língua portuguesa e consciência política. Signo, 39(67), 101-109. https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5027

Número

Sección

Estudos em Cognição e Linguagem