Princípio alfabético e consciência fonológica: fatores determinantes no tempo de leitura de crianças em processo de alfabetização

Autores/as

  • Ana Paula Rigatti Scherer

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.69

Palabras clave:

Tempo de leitura. Decodificação. Compreensão leitora. Princípio alfabético.

Resumen

O estudo trata do tempo de leitura de não-palavras e da leitura e compreensão de frases de dois grupos de crianças alfabetizadas por diferentes abordagens metodológicas. O Grupo A foi alfabetizado com explicitação do princípio alfabético e atividades de consciência fonológica e o Grupo B sem explicitação do princípio alfabético, somente o nome das letras, e sem o uso de atividades de consciência fonológica. Tanto na leitura de não-palavras como na leitura e compreensão de frases o Grupo A obteve tempos menores, revelando que a explicitação do princípio alfabético e atividades de consciência fonológica auxiliam na decodificação e na compreensão leitora. Com esses achados conclui-se que a explicitação do princípio alfabético aliada a atividades de consciência fonológica devem fazer parte da metodologia do professor para que os alunos tenham melhor desempenho em leitura.

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Publicado

2007-07-03

Cómo citar

Scherer, A. P. R. (2007). Princípio alfabético e consciência fonológica: fatores determinantes no tempo de leitura de crianças em processo de alfabetização. Signo, 32(53), 82-99. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.69

Número

Sección

Artigos