Estratégias de relevância em compreensão textual: estudo de caso com leitor disléxico fonológico moderado

Autores/as

  • Fábio José Rauen
  • Berenice de Azevedo Rabello

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.704

Resumen

Com base na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995), este estudo de caso analisa a compreensão textual de um conto infanto-juvenil de Mabel Condemarin (1997) por um leitor disléxico fonológico moderado de nove anos. Para dar conta desse objetivo, os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura são aplicados à interação oral entre pesquisadora e paciente. Os resultados demonstram que o sujeito, em função do déficit do componente fonológico, fundamenta sua compreensão prevalentemente a partir de inferências de suposições de sua memória enciclopédica, corroborando a literatura na área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2008-07-05

Cómo citar

Rauen, F. J., & Rabello, B. de A. (2008). Estratégias de relevância em compreensão textual: estudo de caso com leitor disléxico fonológico moderado. Signo, 33(55), 19-41. https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.704

Número

Sección

Artigos