Consciência metatextual, compreensão leitora e resumo de histórias – possíveis relações em uma perspectiva psicolinguística
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7195Palabras clave:
Resumo. Consciência metatextual. Compreensão leitora.Resumen
A criança, antes mesmo do início do ensino formal, tem longo percurso no desenvolvimento de capacidades de leitura e de escrita, as quais se referem tanto à compreensão leitora como à consciência do material escrito, qualquer que seja ele. Essa Consciência Metatextual, segundo Jean-Émile Gombert (1992), é composta de coerência, coesão e de estrutura textual, sendo fator que pode contribuir para um desempenho satisfatório na compreensão de textos, bem como na escrita de resumos. A tese que originou este artigo utilizou como referencial teórico os estudos desse autor sobre consciência metatextual. Tratou especificamente das correlações entre consciência metatextual, compreensão leitora e elaboração de resumos de narrativa por estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre. Para avaliar essa correlação, realizamos testes de escolha simples para verificar a Consciência Metatextual (CM) e a Compreensão Leitora (CL), e de Resumo de narrativa (R), avaliado através de um quadro de referência contemplando as categorias de eventos principais, autonomia e estrutura narrativa. Os resultados desses três aspectos relacionados entre si foram confrontados de maneira a se verificar em que medida essas correlações ocorreram. Constatou-se que, para um sujeito resumir uma história, a competência que parece mais presente é sua habilidade metatextual, ou seja, sua atenção para a superestrutura do texto-fonte. Ao mesmo tempo, essa consciência metatextual também é importante para a compreensão do texto, na medida em que se constitui numa espécie de moldura que o orienta na compreensão de uma história.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.