Consciência metatextual, compreensão leitora e resumo de histórias – possíveis relações em uma perspectiva psicolinguística
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7195Mots-clés :
Resumo. Consciência metatextual. Compreensão leitora.Résumé
A criança, antes mesmo do início do ensino formal, tem longo percurso no desenvolvimento de capacidades de leitura e de escrita, as quais se referem tanto à compreensão leitora como à consciência do material escrito, qualquer que seja ele. Essa Consciência Metatextual, segundo Jean-Émile Gombert (1992), é composta de coerência, coesão e de estrutura textual, sendo fator que pode contribuir para um desempenho satisfatório na compreensão de textos, bem como na escrita de resumos. A tese que originou este artigo utilizou como referencial teórico os estudos desse autor sobre consciência metatextual. Tratou especificamente das correlações entre consciência metatextual, compreensão leitora e elaboração de resumos de narrativa por estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre. Para avaliar essa correlação, realizamos testes de escolha simples para verificar a Consciência Metatextual (CM) e a Compreensão Leitora (CL), e de Resumo de narrativa (R), avaliado através de um quadro de referência contemplando as categorias de eventos principais, autonomia e estrutura narrativa. Os resultados desses três aspectos relacionados entre si foram confrontados de maneira a se verificar em que medida essas correlações ocorreram. Constatou-se que, para um sujeito resumir uma história, a competência que parece mais presente é sua habilidade metatextual, ou seja, sua atenção para a superestrutura do texto-fonte. Ao mesmo tempo, essa consciência metatextual também é importante para a compreensão do texto, na medida em que se constitui numa espécie de moldura que o orienta na compreensão de uma história.Téléchargements
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