A avaliação social do “R” em coda silábica

Autores/as

  • Raquel Márcia Fontes Martins Universidade Federal de Lavras
  • João Vitor Lima Barbosa Professor do Programa Inglês sem Fronteiras na UFLA. Graduação em Letras – Licenciatura (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela UFLA
  • Rita Maria Teske Licenciatura (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela UFLA

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7226

Palabras clave:

Avaliação social. Variante retroflexa. Variante glotal. Coda silábica.

Resumen

O presente estudo investiga um dos problemas fundamentais da área de Sociolinguística, a avaliação social da linguagem (LABOV, 1994a, 2008), tendo como foco de análise um fenômeno de variação sonora do português brasileiro – PB, a variação do “r” em coda silábica. Exemplos de palavras em que esse fenômeno ocorre são: esporte, mercado, maior e melhor. Em específico, pesquisa-se a avaliação social da variante glotal e da variante retroflexa. Objetivou-se, verificar como os falantes avaliam tais variantes do “r”, considerando que se observa uma avaliação negativa do “r” retroflexo no PB (BOTASSINI, 2009; RENICKE, 2011). Para proceder ao estudo, na metodologia, realizou-se a gravação da leitura de um texto – constituído por palavras com “r” em coda, selecionadas para a pesquisa – com falantes do “r” retroflexo, provenientes de Lavras / MG, e do “r” glotal, oriundos de Belo Horizonte/ MG. Em seguida, submeteram-se os áudios à avaliação de um grupo de avaliadores, composto por outros falantes. Foram utilizados, como parâmetro de avaliação, os quesitos status, competência, nível de urbanização e solidariedade, propostos por Rennicke (2011). Os resultados da pesquisa confirmam a percepção de que a variante retroflexa é estigmatizada socialmente (BOTASSINI, 2009).

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Biografía del autor/a

Raquel Márcia Fontes Martins, Universidade Federal de Lavras

Professora do curso de Letras (área Linguística) do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

2016-10-17

Cómo citar

Martins, R. M. F., Barbosa, J. V. L., & Teske, R. M. (2016). A avaliação social do “R” em coda silábica. Signo, 41(71), 139-152. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7226

Número

Sección

Tema Livre