Dificuldades de leitura e escrita em crianças disléxicas e não-disléxicas

Autores/as

  • Mônica Hogetop

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.81

Palabras clave:

dislexia, dificuldades de leitura e escrita, abordagem cognitiva, alfabetização.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir as diferenças e semelhanças entre as crianças disléxicas e não-disléxicas, através dos conceitos e estudos realizados no campo da Psicologia Cognitiva no que diz respeito a dislexia. Os principais autores utilizados são Salles e Parente (2006), Shaywitz (2006) e Ellis (1995) entre outros. O estudo tem como foco as dificuldades de leitura e escrita apresentadas por crianças em processo de alfabetização. A partir da distinção entre crianças disléxicas e as demais crianças é possível discutir também prováveis fatores de influência para o surgimento da dislexia. Algumas controvérsias giram em torno de hipóteses, tais como, a possibilidade de todas as crianças apresentarem dificuldades de leitura e escrita no processo de alfabetização e não apenas as crianças disléxicas, e a hipótese da diferença entre as crianças disléxicas e não-disléxicas possuir um caráter quantitativo ou qualitativo. Ainda não existem respostas fechadas para estas questões, mas através das pesquisas realizadas podemos alcançar um patamar mais alto de conhecimento, principalmente para atuação no âmbito da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2007-07-03

Cómo citar

Hogetop, M. (2007). Dificuldades de leitura e escrita em crianças disléxicas e não-disléxicas. Signo, 32(53), 141-150. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.81

Número

Sección

Artigos