Romeu e Julieta para crianças: tradução intersemiótica do texto dramatúrgico no espetáculo Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta

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DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v46i87.16650

Mots-clés :

Tradução. Adaptação. Romeu e Julieta. Turma da Mônica. Cena do balcão.

Résumé

Considerando a tradução como uma operação entre linguagens e a adaptação enquanto condensação e adequação de uma matriz textual para atender um determinado público, este trabalho tem como propósito fazer uma análise da tradução e da adaptação da peça trágica Romeu e Julieta, de William Shakespeare para o texto dramático Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, de Yara Maura Silva, com ênfase na cena do balcão, a mais conhecida e aquela considerada a alegoria do amor jovem. A partir das considerações iniciais e reflexões desenvolvidas, podemos pontuar que se valer de um produto cultural voltado ao público infantil – no caso, a Turma da Mônica –, como também apresentar um texto leve, carregado de rimas é um ponto de partida muito significativo para atrair a atenção da criança para conhecer um autor da literatura ocidental.

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Tiago Marques Luiz, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Claretiano Centro Universitário.

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduando em Tradução no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e pós-graduando em Ensino de Inglês e de Literatura Inglesa e Norte-Americana e em Formação de Tradutores em Língua Inglesa pelo Claretiano Centro Universitário.

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutor e Meste em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS.

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Publié-e

2021-10-25

Comment citer

Luiz, T. M., & Grazioli, F. T. (2021). Romeu e Julieta para crianças: tradução intersemiótica do texto dramatúrgico no espetáculo Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta. Signo, 46(87). https://doi.org/10.17058/signo.v46i87.16650

Numéro

Rubrique

v.46, número 87: Dossiê Temático: Literatura e Tradução