Quanto custa ler um e-book? Reflexões sobre o acesso à leitura na era da hipermodernidade

Auteurs-es

  • João Cláudio Arendt Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiana Kaodoinski Universidade de Caxias do Sul

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.10673

Mots-clés :

Leitor. Leitura. Acesso ao livro. Cibercultura.

Résumé

Ao longo da história da escrita, ocorreram inovações na textualidade, a qual abarca, hoje, múltiplas linguagens e mídias. Diante da diversidade de produções discursivas materializadas, sejam impressas ou virtuais, pretendemos avaliar o comportamento do leitor que emerge em um contexto marcado pela hipermodernidade, conforme conceito de Lipovetsky (2005), e pelas relações líquidas, segundo definição de Bauman (2009). Além disso, levando em conta as possibilidades de acesso dos leitores à internet, objetivamos questionar as condições atuais para a promoção da leitura, bem como problematizar a capacidade de os novos suportes gerarem impactos positivos sobre o ato de ler. A partir da pesquisa bibliográfica, percebemos que o leitor atual é mais participativo, recriando textos lidos e tecendo comentários sobre eles. Porém, com o excesso de informações disponíveis na rede, ele pode ter dificuldades de selecionar leituras ou de aprofundá-las. Notamos, também, com base na análise de pesquisas de diferentes institutos, que a democratização dos livros e da leitura por meio das novas tecnologias ainda não se efetivou.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

João Cláudio Arendt, Universidade de Caxias do Sul

Professor no Programa de Mestrado em Letras e Cultura e no Programa de Doutorado em Letras da Universidade de Caxias do Sul. Editor-chefe da revista eletrônica Antares: Letras e Humanidades. Doutorado em Linguística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Pós-Doutorado (Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha).

Fabiana Kaodoinski, Universidade de Caxias do Sul

Professora na Universidade de Caxias do Sul Doutoranda em Letras - Universidade de Caxias do Sul Mestra em Educação - Universidade de Caxias do Sul Especialista em Leitura e Produção Textual - Universidade de Caxias do Sul Especialista em Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada - Instituto Federal RS

Téléchargements

Publié-e

2018-01-27

Comment citer

Arendt, J. C., & Kaodoinski, F. (2018). Quanto custa ler um e-book? Reflexões sobre o acesso à leitura na era da hipermodernidade. Signo, 43(76), 24-32. https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.10673

Numéro

Rubrique

Edição, textualidades e produção textual