Ensino de língua, o calcanhar de Aquiles da linguística

Auteurs-es

  • Onici Claro Flores Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v42i75.11442

Mots-clés :

linguística, ensino de língua, produção de materiais de ensino

Résumé

O presente artigo discute as atribuições dos professores de liínguística e de língua portuguesa de acordo com seu contexto de atuação profissional (professores pesquisadores, professores universitários e professores de escola) e sua responsabilidade quanto ao ensino de língua materna na educação básica. Ao mesmo tempo, reconhece a falta de intercâmbio entre universidade-escola e de efetividade do ensino de língua nas escolas públicas brasileiras, levantando algumas hipóteses sobre o motivo causador do atual estado de coisas. Para finalizar, sugere que, no seu espaço de atuação regional, as universidades passem a se preocupar com pesquisa em ensino, ocupando-se ainda com o acompanhamento e a orientação aos professores das escolas, no que respeita ao ensino de língua, no ensino fundamental e médio.

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Publié-e

2017-09-11

Comment citer

Flores, O. C. (2017). Ensino de língua, o calcanhar de Aquiles da linguística. Signo, 42(75), 89-103. https://doi.org/10.17058/signo.v42i75.11442

Numéro

Rubrique

VIII Conferência Linguística e Cognição