Como avaliar a compreensão leitora

Auteurs-es

  • Onici Claro Flores

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.123

Mots-clés :

Leitura, testes de avaliação leitora, compreensão, interpretação

Résumé

O artigo a seguir apresentado faz uma síntese panorâmica dos estudos sobre leitura, destacando, sobretudo, o desconhecimento do modo como se processa a atividade cerebral que resulta na compreensão, apesar das inestimáveis contribuições da neuropsicologia, da psicolingüística e das demais áreas envolvidas na investigação da temática. Além disso, aponta o teste de avaliação leitora proposto por Alliende, Condemarín e Milicić (1982) como uma das possibilidades de implementação das testagens existentes, no nosso contexto, enfatizando, ainda, a necessidade de averiguar casos bem específicos de compreensão, para avançar no entendimento do percurso mental através do qual se processa a atividade compreensiva no cérebro, reiterando a posição defendida por Dascal (2005).

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Publié-e

2007-07-03

Comment citer

Flores, O. C. (2007). Como avaliar a compreensão leitora. Signo, 32(53), 54-65. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.123

Numéro

Rubrique

Dossiê